12 incríveis curiosidades sobre o Camaleão


12 curiosidades sobre o Camaleão

Ele é um dos animais mais conhecidos do mundo, principalmente por sua famosa habilidade de mudar de cor. Esses répteis fascinantes conseguiram conquistar muita gente, e hoje os "pets" camaleões são bem populares.

Por isso é bom conhecer melhor esse animal vendo abaixo 12 curiosidades sobre os camaleões:

12 - Habitats Naturais

Camaleão - Habitats
Esses animais podem ser encontrados tanto na selva quanto no deserto, e habitam desde a Ásia, até partes da Europa, América do Norte, e principalmente a África. Na ilha de Madagascar está a maior variedade de camaleões do mundo, com pelo menos 59 espécies. Porém esses repteis são encontrados também no sul do Saara, Portugal, Espanha, Sri Lanka e Índia, Havaí e algumas partes da Flórida e Califórnia.




11 - Risco de Extinção

Camaleão - Risco de Extinção
Infelizmente, muitas espécies de camaleão já estão ameaçadas de extinção, como essa da foto que é uma das menores do mundo. O número de animais selvagens na natureza tem diminuído muito por vários motivos, como as alterações de seu habitat natural, a poluição e o desmatamento. É, como você já poderia imaginar, nós temos muito a ver com isso...

10 - Alimentação

Camaleão - Alimentação
Geralmente, camaleões podem comer de tudo. Algumas espécies tem uma dieta mais carnívora, se alimentando principalmente de insetos, vermes, pequenos répteis e caracóis, enquanto outras são vegetarianas. E como você já deve saber, uma de suas marcas registradas na hora de se alimentar é a forma como eles arremessam as suas línguas gigantes e rápidas, para capturar algum inseto.

9 - Sangue frio

Camaleão - Temperatura sangue frio
Essa é uma informação das mais importantes. Os camaleões são animais de sangue frio, isso significa que, como todos os repteis, ele precisa regular sua temperatura "manualmente", pegando sol e depois indo para a sombra, ou seja, expondo-se ao sol para se aquecer e saindo do sol para se resfriar. Por isso é muito importante que o viveiro receba luz solar, mas também deve ter sombras para que o animal se abrigue. Se um réptil não tiver abrigo do sol, seu corpo vai super-aquecer, como se estivesse com febre, e ele pode até morrer.

8 – Espécies

Camaleão - Espécies
Estima-se que existam mais de 150 espécies, e seu tamanho pode variar de alguns centímetros até quase 1 metro. A famosa habilidade de mudar de cor, bem como o uso que o animal faz dessa habilidade, também depende muito da espécie.

7 – Mudança de cor

Camaleão - Mudanças de Cor
Durante muito tempo pensou-se que os camaleões mudavam de cor por dispersão de pigmento em sua pele, mas essa explicação estava errada, e muitos sites ainda não se atualizaram para a informação correta. Pesquisas recentes mostraram que os camaleões têm duas camadas sobrepostas, dentro de sua pele, que controlam a sua cor e também sua termorregulação. A camada superior contém uma estrutura de nanocristais de guanina, que refletem ou absorvem a luz refletida. Controlando-se o espaçamento entre esses cristais, o animal consegue refletir a luz de uma forma diferente. Funciona basicamente assim: em estado relaxado, os cristais refletem azul e verde, e em um estado excitado, os comprimentos de onda mais longos, refletem as cores amarela, laranja e vermelho. E, se você achava que os camaleões mudavam de cor só para se camuflar, errou de novo: alguns estudos mostraram que os camaleões mudam de cor de acordo com a luz, a temperatura ou mesmo de acordo com seu humor. Cientistas especulam que pode até haver alguma forma de comunicação entre esses animais, através de seus padrões de cores!

6 – Olhar 360°

Camaleão - Olhos 360 graus
Os camaleões têm um arco de 360 ​​graus de visão e podem enxergar em duas direções completamente diferentes ao mesmo tempo! Dessa forma, os camaleões têm os olhos mais exclusivos dentre os répteis. Suas pálpebras superiores e inferiores são unidas, e criam uma forma circular com apenas uma abertura. Os olhos podem girar separadamente e focar dois objetos diferentes simultaneamente, o que permite que os olhos se movam independentemente um do outro, sendo uma excelente vantagem para ficar atento aos predadores.

5 – Tamanhos

Camaleão - Tamanhos
Os camaleões variam muito em tamanho e estrutura do corpo, sendo que a sua dimensão pode variar de 15 a 30 milímetros na menor espécie, a Brookesia micra, até cerca de 70 centímetros, como é o caso do camaleão de Malagasy.

4 – Língua gigante e rápida

Camaleão - Língua gigante e rápida
Ela tem aproximadamente 2 vezes o tamanho de seu corpo. Segundo várias pesquisas, a língua “balística” do camaleão pode se mover a até 200 Km/h ou 57 metros por segundo! Essa rapidez se deve ao mecanismo tipo "estilingue" da língua do camaleão, que consegue alcançar e capturar rapidamente suas presas. Outra característica também ajuda muito: para "grudar" em sua presa, o formato da sua língua tem um tipo de bulbo muscular na ponta, agindo como uma pequena ventosa que é capaz de sugar.

3 – Macho enfeitado

Normalmente, os camaleões machos são muito mais coloridos e adornados do que as fêmeas. Ou seja, eles têm mais saliências projetadas em sua pele, e até cristas em suas cabeças. Essa é inclusive, uma característica que as aves têm em comum com os repteis.

2 – Pouca audição

Camaleão - Audição ruim
Apesar de seus super-poderes, os camaleões não têm uma boa audição. Assim como as serpentes, eles não têm um ouvido exterior, abertura ou tímpano. Mesmo assim, os camaleões não são totalmente surdos. Eles podem detectar frequências de som na faixa de 200-600 Hz.

1 – Visão ultravioleta

Camaleão - Visão Ultravioleta
Além de enxergar na luz visível, eles também enxergam na luz ultravioleta. Cientistas descobriram que esses animais, quando expostos a essa luz, mostraram um aumento no comportamento social e níveis de atividade, além de ficarem mais suscetíveis a se aquecer, reproduzir e a se alimentar.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários