10 truques científicos com líquidos - Impressionantes e simples de fazer!


10 truques científicos com líquidos - Impressionantes e simples de fazer!

Para quem gosta de fazer experiências em casa (ou no laboratório, caso você tenha acesso a um), essa matéria é um prato cheio. E o melhor é que você não vai precisar de ingredientes impossíveis ou muito difíceis de serem encontrados! A maioria dos experimentos leva itens bem simples, que podemos encontrar facilmente em nossa cozinha, por exemplo.

10 truques científicos com líquidos - Impressionantes e simples de fazer!

O canal 'Brusspup' do Youtube fez todas as experiências na prática, de uma forma bem didática, mas como o vídeo está em inglês, se você ficou com dúvidas sobre alguns dos truques, colocamos um breve resumo dos experimentos logo abaixo do vídeo!


1- Bola em câmera lenta
Basta um líquido espesso como o mel, por exemplo, uma bola pesada, e um recipiente esférico. Preencha o recipiente com mel até um pouco mais da metade. Dependendo da quantidade de líquido, a bola pode se tornar mais rápida ou mais lenta.




2- Acendendo fogo com água
Use uma folha sulfite, marcador preto e uma garrafa ou artefato de vidro com o formato mais esférico possível, que deve funcionar como uma lupa. Conforme o papel começa a queimar, dobre-o e agite-o cuidadosamente no ar para que o fogo se alastre.

3- Saco mágico
Um saco com sistema de fechamento zip, lápis e água. Encha o saco quase que inteiramente, e zipe-o. Depois é só começar a perfurá-lo.

4- Líquidos separados
Um tubo grande é o ideal. Você vai precisar de detergente, óleo vegetal, xarope de milho escuro, álcool, água e corante alimentar. Adicione primeiro o xarope de milho escuro, em seguida o detergente, depois a água com corante alimentar, (faça isso com a garrafa inclinada), em seguida adicione o óleo vegetal (também com a garrafa inclinada), e finalmente o álcool com corante alimentar (também com a garrafa inclinada).

5- Garrafa invisível
Você precisa de um pouco de glicerina, um copo e uma garrafa que caiba dentro do copo. Preencha o copo e garrafa com glicerina, e coloque a garrafa no vidro dentro. Parece que a garrafa desaparece.

6- Dança
Você vai precisar de um alto-falante, um gerador de tom (podem ser encontrados em lojas de eletrônicos), amido de milho, água e plástico para proteger o alto-falante. Despeje 1/2 xícara de amido de milho em uma tigela e 1/4 xícara de água e misture. Depois despeje o líquido sobre o alto-falante (que deve estar devidamente protegido pelo plástico), e gere um tom de 60hz.

7- Mágica barreira de água
São necessários 2 copos iguais, água quente, água fria, corante alimentar e um fino pedaço de plástico. Despeje a água quente em um copo, e a fria no outro, adicionando corante alimentar, depois coloque o plástico em cima do copo de água quente e vire o copo de cabeça para baixo, encaixando-o sobre o copo de água fria, retirando o plástico cuidadosamente depois. Como a água quente tem densidade menor, ela vai permanecer na parte de cima, sem se misturar com a água fria embaixo.

8- Efeito Leidenfrost
Você precisa de uma panela, água (e um fogão, claro!). Deixe a panela em fogo alto por cerca de 4 minutos, em seguida, adicione a água. Mas cuidado: esta experiência pode manchar suas panelas!

9- Ilusão reversa
Adicione imagens diferentes ou palavras atrás de um vidro, em seguida, adicione água dentro do recipiente para ter o efeito invertido.

10- Invertendo Líquido:
Você precisa de um grande copo, um copo menor, 3 copos de mistura, xarope de milho, dosadores, corantes alimentares e clipes. Despeje o xarope de milho nos 2 copos maiores e coloque o copo menor dentro do maior. Fixe os clipes para evitar que o vidro menor se mova. Despeje uma pequena quantidade de xarope de milho nos 3 copos de mistura e adicione o corante alimentar. Encha cada dosador com uma cor diferente, e em seguida adicione o xarope de milho colorido no copo grande. Vire o vidro menor com muito cuidado, e observe as cores se misturarem. Gire-o novamente na direção oposta e as cores se unirão como antes.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários