Fotos de satélite revelam partes do Deserto do Saara cobertos de neve depois de uma rara tempestade de inverno.
O satélite Copernicus Sentinel-2 da Agencia Espacial Européia (ESA) conseguiu capturar uma visão inacreditável daquele que é um dos desertos mais escaldantes do planeta simplesmente coberto por uma considerável camada de neve.
As imagens mostram mais exatamente uma parte do Saara localizada na região noroeste da Argélia, que é considerada uma das regiões mais quentes do deserto inteiro.
As fotos foram feitas no dia 8 de janeiro de 2018, mostrando áreas cobertas por até 40 centímetros de neve que caíram no dia anterior.
Imagem do satélite Copernicus Sentinel/ESA CC BY-SA 3.0 IGO
"Muito da neve derreteu logo no final do dia seguinte, mas por sorte, o satélite Sentinel-2A estava no lugar certo na hora certa para gravar esse raro evento do Espaço", afirmou a representante da ESA Kelsea Brennan-Wessels.
Embora as temperaturas caiam muito durante as noites no deserto, a neve é extremamente rara já que depende de umidade para se formar, e como sabemos os desertos são extremamente secos, impossibilitando qualquer formação de neve.
Imagem NASA/OLI/SRTM
Mas dessa vez foi diferente, e as areias escaldantes ficaram cobertas de neve como no filme de ficção mais inacreditável.
Mas não se desespere: embora nevar no deserto seja algo muito raro, não é exatamente uma anomalia, já que existem registros de eventos anteriores similares.
As últimas vezes que eventos assim aconteceram nessa mesma região foi em fevereiro de 1979 e dezembro de 2016.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário