Verdade ou mentira - As cores das fotos do Espaço são falsas?


Verdade ou mentira - As cores das fotos do Espaço são falsas - Capa

Sabe aquelas espetaculares fotos do Espaço que nos enchem os olhos com cores deslumbrantes e inacreditáveis que mais parecem alguma criação surreal?

Pois é, a polêmica em torno da veracidade dessas fotos não é nova, e muita gente diz por aí que tudo não passa de "Photoshop"... mas será verdade mesmo?




Bem, de fato a situação é bem complicada de se explicar, e a resposta mais direta e simples seria: "depende da foto e do ponto de vista"...

Primeiro precisamos lembrar que as imagens podem ser feitas por diversos telescópios, que contam com diversas tecnologias, e dependendo da tecnologia usada as fotos podem ser "cruas" ou editadas.

Em 2º lugar precisamos saber que as cores são apenas uma interpretação de nossa mente sobre o comprimento de ondas dos fótons. Dependendo do "tamanho" das ondas de luz, nosso cérebro diferencia as cores que conhecemos, o que os cientistas chamam de "luz visível".

Nebulosa planetária ngc 5189
Nebulosa planetária ngc 5189

Portanto poderíamos dizer que as cores só existem na nossa mente e, dessa forma precisaríamos interpretar as cores de objetos fotografados no Espaço pra "traduzi-los" de forma que nossa visão reconheça.

Depois dessa explicação mais técnica, vamos aos fatos: as cores que vemos nas fotos espaciais são "verdadeiras e falsas" ao mesmo tempo.

Funciona assim: imagine por exemplo que o telescópio Hubble capture a imagem de uma nebulosa. Ele faz isso com diversos filtros, que registram vários comprimentos de ondas que podem ser usados para diversos fins científicos.

Nebulosa planetária NGC 2818
Nebulosa planetária NGC 2818

Os cientistas, em geral, precisam então "traduzir" essa informação e descobrir as cores que poderíamos ver de fato com nossos olhos, que por sinal é uma parcela bem pequena, que representa um pequeno espectro de toda a luz.

Depois os especialistas em edição de imagens ressaltam ou colorem as imagens com as cores que veríamos se estivéssemos lá no Espaço olhando para aquela determinada nebulosa.

Na prática isso significaria que as cores dessa suposta nebulosa são "falsas e verdadeiras" ao mesmo tempo: as fotos mostram cores que podem ter sido inseridas artificialmente por programas de edição de imagem, mas cientificamente, essas seriam as cores que veríamos de fato se estivéssemos mesmo lá no Espaço olhando pra elas!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários