O que é a querofobia ou o 'medo de ser feliz'?


O que é a querofobia ou o 'medo de ser feliz'?

Pode parecer meio esquisito, mas existem sim pessoas que simplesmente tem fobia da felicidade, o que a ciência classificou como querofobia.

E mesmo já tendo uma especificação clara, essa fobia ainda é extremamente pouco compreendida pela ciência, e muitas pesquisas ainda estão sendo desenvolvidas.




A psiquiatra Carrie Barron, é diretora do Creativity for Resilience Program, da Universidade do Texas, no EUA. e afirma: “Muito tem se falado sobre a busca pela felicidade ultimamente. Pode até parecer estranho que alguém tenha medo de sentir uma emoção positiva. Porém, se isso está relacionado à uma felicidade seguida de alguma punição durante a infância, esse problema pode ser mais comum do que imaginamos”.

Segundo a especialista, o tal “medo de ser feliz" é bem isso mesmo: as pessoas podem vincular a felicidade com algum tipo de perda logo a seguir. Como por exemplo ficar muito feliz por ganhar um brinquedo e logo a seguir ser punido por ter feito algo de errado com ele.

A sensação de que quando algo bom acontece logo virá alguma coisa ruim seria uma das principais marcas da querofobia.

E esse problema com o "medo da felicidade" não é algo que é muito fácil de se perceber, já que normalmente os indivíduos que sofrem dessa fobia raramente falam sobre o assunto e muitas vezes, nem eles mesmos sabem que reagem dessa forma em seu dia-a-dia.

O que é a querofobia ou o 'medo de ser feliz' - Img 1

Os indícios da querofobia mais identificáveis podem surgir a partir de conflitos com pessoas queridas e por meio de sentimentos mais viscerais.

Especialistas deram o seguinte exemplo: uma pessoa que sofre de querofobia pode repentinamente sentir a necessidade de sair de um determinado local onde teve alguma experiência de felicidade ou mesmo sofrer uma ansiedade incomum depois de passar por algum acontecimento positivo.

E esse tipo de problema psicológico pode ter consequências bem físicas, como dores de estômago, dores de cabeça dentre outras sensações ruins.

“Costumamos pensar que indivíduos que são muito exigentes consigo mesmos sofrem com um superego severo ou com uma consciência muito determinada. Porém, pode ser que esse nem seja o problema real. Se você evita o prazer, a explicação pode estar ligada a algo no seu passado, como uma ira, punição, humilhação ou roubo – você conquistou algo, mas isso foi tirado de você – e isso destruiu sua alegria. E agora você tem medo de sentir felicidade de novo porque a tristeza deve chegar em seguida”, afirma a Dra. Barron.

O que é a querofobia ou o 'medo de ser feliz' - Img 2

Basicamente a querofobia seria o medo de ter um momento bom, já que anteriormente muitos momentos bons foram seguidos de momentos ruins. Isso é particularmente complicado no período da infância, quando traumas diversos são mais comuns e acabam sendo amenizados com o tempo e o desenvolvimento, tornando muito difícil algum diagnóstico no futuro.

Segundo a psiquiatra Dra. Carrie Barron , existem alguns passos que podem ajudar nos tratamentos com psicoterapia para a querofobia ou o medo de ser feliz:
  1. Identificar a origem do problema;
  2. Conversar com alguém sobre sua situação;
  3. Entender quais são os prazeres e felicidades que você evita sentir;
  4. Passar de próposito por essas felicidades ou prazeres que você evita;
  5. Aguentar toda a ansiedade que isso gerar;
  6. Acreditar e dizer pra você mesmo que o certo é "ser feliz agora", não importando o que vier depois;
  7. Repetir todo o processo várias vezes até o problema ser amenizado ou desaparecer totalmente. 





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários