Tiranossauro Rex não podia colocar a língua para fora, afirmam cientistas


Tiranossauro Rex não podia colocar a língua para fora

Um novo estudo feito pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, em parceria com a Academia Chinesa de Ciências revelou que o Tiranossauro Rex não conseguia colocar sua língua para fora.

Segundo os especialistas isso acontecia devido a sua estrutura óssea, que era bastante parecida com os crocodilos que temos atualmente.




A equipe de pesquisa explicou que como os dinossauros têm ligações com répteis e pássaros, faz sentido do ponto de vista científico comparar características das duas espécies.

Segundo o principal autor do estudo, Zhiheng Li, a língua é muitas vezes esquecida pelos paleontólogos, mas quando ela é estudada, normalmente revela traços importantes sobre o estilo de vida de animais extintos.

Tiranossauro Rex não podia colocar a língua para fora - Img1

Eles analisaram imagens em alta resolução de ossos de 15 espécimes, entre pássaros e crocodilos, e quando compararam com as de tiranossauros, ficou claro que a estrutura das línguas dos dinossauros eram mais parecidas com a de jacarés e crocodilos, ou seja, bem simples, menores e pouco móveis.

A descoberta promete mudar muito o que acreditávamos saber sobre o físico dos tiranossauros, já que suas línguas não se mexiam e nem faziam movimento entre as mandíbulas.

Tiranossauro Rex não podia colocar a língua para fora - Img2

"Eles têm sido reconstruídos da forma errada há muito tempo. As línguas desses dinossauros eram curtas. E os crocodilos têm ossos hioides parecidos, com a língua fixada na base da boca", afirmou Julia Clarke, pesquisadora que participou do estudo.

Já em outros dinossauros, como os pterossauros, os cientistas perceberam que há uma diversidade maior de ossos hioides, o que os fariam mais parecidos com os pássaros do que com os répteis.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários