Arroz geneticamente modificado que neutraliza vírus HIV é criado por cientistas


Arroz geneticamente modificado que neutraliza vírus HIV é criado por cientistas

A luta contra a AIDS acaba de ganhar um novo aliado: um tipo de grão de arroz geneticamente modificado.

O artigo que explica como tudo funciona saiu na publicação científica 'Proceedings of the National Academy of Sciences' e descreve como o grão, desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Espanha pode ajudar na neutralização do vírus HIV.




O cereal ganhou esse poder devido a remodelação genética, que faz com que ele produza 3 proteínas: o anticorpo monoclonal 2G12 e as lectinas griffithsin e cyanovirin-N, que podem se conectar à glicoproteína gp120, responsável por permitir que o HIV atinja as células do organismo. Ou seja, esse trio de proteínas liga-se ao vírus, neutralizando-o.

Os cientistas afirmam que esse é um método muito eficiente de tratar pacientes que vivem em países carentes, onde o sistema de saúde não chega a todas as pessoas ou onde os governos não pagam pelos medicamentos convencionais que geralmente custam muito caro.

Arroz geneticamente modificado que neutraliza vírus HIV

Segundo os pesquisadores, esse arroz geneticamente modificado tem baixo custo e pode ser plantado em qualquer lavoura já existente, ou mesmo nos quintais das pessoas contaminadas, facilitando a vida de quem mora em regiões afastadas.

O único problema, segundo os criadores do arroz que combate o HIV, é a desconfiança das pessoas nos alimentos geneticamente modificados, e as exigências das legislações de cada país sobre esse tipo de alimento, que torna a disseminação do produto mais complicada.

Os responsáveis pela pesquisa garantem que muitos testes ainda serão feitos pra garantir que seu arroz não produza nenhum efeito colateral e que seu uso seja seguro para qualquer pessoa.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários