A luta contra a AIDS acaba de ganhar um novo aliado: um tipo de grão de arroz geneticamente modificado.
O artigo que explica como tudo funciona saiu na publicação científica 'Proceedings of the National Academy of Sciences' e descreve como o grão, desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos, Reino Unido e Espanha pode ajudar na neutralização do vírus HIV.
O cereal ganhou esse poder devido a remodelação genética, que faz com que ele produza 3 proteínas: o anticorpo monoclonal 2G12 e as lectinas griffithsin e cyanovirin-N, que podem se conectar à glicoproteína gp120, responsável por permitir que o HIV atinja as células do organismo. Ou seja, esse trio de proteínas liga-se ao vírus, neutralizando-o.
Os cientistas afirmam que esse é um método muito eficiente de tratar pacientes que vivem em países carentes, onde o sistema de saúde não chega a todas as pessoas ou onde os governos não pagam pelos medicamentos convencionais que geralmente custam muito caro.
Segundo os pesquisadores, esse arroz geneticamente modificado tem baixo custo e pode ser plantado em qualquer lavoura já existente, ou mesmo nos quintais das pessoas contaminadas, facilitando a vida de quem mora em regiões afastadas.
O único problema, segundo os criadores do arroz que combate o HIV, é a desconfiança das pessoas nos alimentos geneticamente modificados, e as exigências das legislações de cada país sobre esse tipo de alimento, que torna a disseminação do produto mais complicada.
Os responsáveis pela pesquisa garantem que muitos testes ainda serão feitos pra garantir que seu arroz não produza nenhum efeito colateral e que seu uso seja seguro para qualquer pessoa.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário