Mistério do salto hidráulico de Da Vinci é finalmente desvendado pela ciência


Mistério do salto hidráulico de Da Vinci é finalmente desvendado pela ciência - Capa

Algumas vezes as coisas mais simples são aquelas mais complicadas de se compreender, e esse é exatamente o caso do fenômeno conhecido como 'salto hidráulico'. Nós nos deparamos com ele várias vezes ao dia quando, por exemplo, abrimos a torneira e vemos a água se espalhar pela pia antes de cair no ralo.




Parece simples não é mesmo? Só que não! Até hoje ninguém tinha compreendido a mecânica por trás disso, e a ciência não conseguia explicar exatamente o que acontecia nesse momento. Alguns cientistas atribuíam esse processo a gravidade, mas ninguém desenvolveu um cálculo matemático que pudesse explicar detalhadamente a questão.

Mas agora o estudante Rajesh Bhagat que faz doutorado em engenharia química da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, conseguiu demonstrar claramente o que acontece no salto hidráulico, e descobriu que a gravidade não tem nada a ver com isso.

Rajesh Bhagat esclareceu salto hidraulico
Rajesh Bhagat, responsável por esclarecer o fenômeno do salto hidráulico

Seus cálculos foram tão precisos que ele até conseguiu prever o comportamento da água e o tamanho dos saltos hidráulicos que ocorreriam mesmo em condições aleatórias de direção na água.

Bhagat, explicou o fenômeno simplificadamente em entrevista à rede de notícias britânica 'BBC': -"No exemplo da água caindo da torneira na pia, vemos um exemplo de salto hidráulico circular, mas há outros tipos no mar e em rios. O que ocorre é que o líquido tem um momentum, uma determinada força o empurra adiante, mas a tensão superficial o impulsiona na direção contrária, porque quer contraí-lo e, em certo ponto, essas forças se equilibram, é ali que ocorre um salto hidráulico. Demonstramos isso com equações matemáticas."

Salto Hidráulico

De acordo com especialistas a descoberta é promissora para diversas áreas da ciência, já que, compreendendo melhor a lógica de movimentação dos líquidos, poderíamos, por exemplo:
  • Criar maneiras mais econômicas e sustentáveis de utilização da água e outros fluídos;
  • Compreender melhor o fenômeno da tensão superficial e como alguns insetos conseguem caminhar sobre a água, desenvolvendo tecnologias mais eficientes de navegação;
  • Construir novas tecnologias para transporte de líquidos que seriam muito mais eficiêntes;
  • Imaginar novas formas de transportar fluídos indispensáveis em explorações espaciais, ou para regiões inóspitas.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Olá; Tens dinheiro suficiente? Você tem tudo o que sonha? Você está feliz com o andamento de sua vida? Se a resposta for "não", eu lhe direi como você pode começar a ganhar entre R $ 8.000 e R $ 15.000 por dia, durante 2 anos.

     Eu sou Bruno Fernandez do Brasil e aqui está como ganhei R $ 155.000 em menos de um mês.

    Eu consegui e, se você quiser, também terá sucesso! Não me machucará se eu compartilhar esse segredo com você, enquanto ajudará alguns de vocês a mudar sua vida para sempre e finalmente se tornarem financeiramente livres.

    Você sabia que existe um cartão chamado "Cartão ATM em branco"? Você sabe que, com este cartão em sua posse, pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico do banco em todo o mundo?

    Veja como este cartão funciona;
    O cartão é um cartão cantonado chamado cartão ATM em branco. O cartão foi programado com um vírus de malware para invadir qualquer caixa eletrônico do banco; assim que o cartão for inserido em um caixa eletrônico, o caixa eletrônico começará a funcionar mal e você poderá sacar dinheiro do caixa eletrônico. Isso não é incrível? O cartão é muito seguro de usar, pois já o uso há algum tempo.

    Se você quiser saber mais sobre este cartão, entre em contato com o Sr. David Harkens através deste endereço de e-mail abaixo: (immaculateblankatmcard@gmail.com) OU; WhatsApp: +17727746806
    Eles também oferecem outros tipos de serviços de hackers.

    ResponderExcluir

Postar um comentário