O que é o misterioso brilho ultravioleta detectado nas profundezas do Espaço?


O que é o misterioso brilho ultravioleta detectado nas profundezas do Espaço - Capa

O enigma começou nos anos de 1970, quando as 2 sondas da missão Voyager entraram em operação e captaram um estranho brilho ultravioleta que parecia se originar nos confins do Sistema Solar.

Desde então várias outras missões foram lançadas, como mais recentemente a 'New Horizons', e todas elas detectaram o mesmo brilho, que continua intrigando cientistas pelo mundo todo.




Mas afinal o que é o tal brilho que parece vir das profundezas do Espaço? De onde ele vem e qual a sua origem? Claro que o mistério continua dando margem a muita especulação... mas qual a verdade?

Essa é justamente a pergunta que continua confundindo especialistas, mas pelo menos já temos uma boa teoria para explicar esse estranho fenômeno: uma "parede de hidrogênio" que funciona como uma divisa entre nosso Sistema Solar e o resto de nossa galáxia.

Parede hidrogênio Bolha Sistema Solar

De acordo com um estudo, publicado na revista científica 'Geophysical Research Letters', o Sol produz uma corrente de partículas eletricamente carregadas chamada de 'vento solar' (heliosfera), e isso acaba formando uma bolha magnética nos limites do nosso Sistema Solar (heliopausa).

Além dos limites dessa bolha, átomos de hidrogênio não carregados diminuem de velocidade no espaço interestelar e colidem com as partículas do vento solar (a tal parede de hidrogênio) e isso é o que dispersaria a luz ultravioleta de um modo muito peculiar, causando o estranho brilho captado pelas sondas espaciais nos limites do nosso sistema.

O que é o misterioso brilho ultravioleta detectado nas profundezas do Espaço - Img 1

"Estamos vendo a fronteira entre a vizinhança do Sistema Solar e a área fora dela, na Galáxia", afirmou Leslie Young, pesquisadora que faz parte da equipe responsável pela missão New Horizons.

Embora a teoria da parede de hidrogênio possa explicar o estranho fenômeno captado nos confins do Espaço, confirmações ainda são necessárias.

Alguns cientistas acreditam que quando conseguirmos enviar alguma sonda espacial para fora dos limites da heliopausa e mantermos contato com ela para receber informações, poderemos ver o que acontece com o misterioso brilho: se ele diminuir ou desaparecer a teoria da parede de hidrogênio se confirma, do contrário o brilho deve estar sendo gerado de outra fonte, e teremos de encontrar outra explicação.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários