Perto da 'Ilha das Cobras em SP: descoberto Recife de Corais gigante e antigo


Perto da 'Ilha das Cobras em SP - descoberto Recife de Corais gigante e antigo

A descoberta de um recife de corais com cerca de 75 mil metros quadrados (equivalente a 10 campos de futebol) a aproximadamente 30 quilômetros das praias do litoral de São Paulo surpreendeu cientistas e entusiastas de mergulho.

Segundo especialistas a estrutura teria começado a se formar cerca de 5 mil anos atrás e, além de ser bem antiga, também pode ser um recorde de recife localizado mais ao sul de todo o Oceano Atlântico.




O recife localiza-se no entorno da Ilha da Queimada Grande, a famosa "Ilha das Cobras", como é popularmente conhecida, onde o desembarque é proibido não somente pelo perigo ao visitante, mas também por ser uma unidade de conservação federal.

A ilha se tornou famosa mundialmente por abrigar uma enorme população de uma espécie de serpente que está entre as mais venenosas: a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis).

Recife Corais Ilha Queimada Grande - Ilha das Cobras 2

Na verdade a descoberta começou a surgir ainda em 2015, mas foram necessários mais de 3 anos para que os pesquisadores pudessem mapear a maior parte do local e confirmar seu ineditismo.

Segundo cientistas, os recifes de corais no Brasil se localizam basicamente entre o sul da Bahia e a foz do Rio Amazonas, ou seja, mais ao norte, por isso essa descoberta no sul é tão especial, mostrando que a natureza sempre pode nos surpreender.

Recife Corais Ilha Queimada Grande - Ilha das Cobras

Os principais responsáveis pela descoberta são Guilherme Henrique Pereira Filho e Fábio Motta, pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Conservação Marinha (LabecMar), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Eles esperam que sua pesquisa ajude na preservação do local, que agora será melhor compreendido e estudado.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários