Estrela "zumbi" muito rara é descoberta por pesquisadores


Estrela zumbi muito rara é descoberta por pesquisadores - Capa

Em um artigo na revista científica Nature, pesquisadores revelaram a existência de uma raríssima estrela "ressuscitada" dos restos de duas estrelas mortas que se fundiram.




De acordo com os especialistas, o fenômeno aconteceu devido a fusão em seu núcleo da massa restante de 2 estrelas, o que permitiu a retomada de sua "vida". Por isso ela foi carinhosamente apelidada de "Estrela Zumbi".

Chamada oficialmente de J005311, essa "Estrela Zumbi" está a 10 mil anos-luz de distância, na constelação de Cassiopeia. Astrônomos analisaram sua composição e constataram que ela não possuía mais nenhum combustível (hidrogênio ou hélio), e por isso estava oficialmente "morta".

União de 2 estrelas formaram a estrela J005311
União de 2 estrelas formaram a estrela J005311

Ainda assim a estrela foi reanimada e começou a queimar novamente após se aproximar de uma outra estrela morta. Ao longo de milhões de anos, as duas estrelas se aproximaram em uma espiral cada vez mais próxima, até que se uniram e se tornaram uma só estrela.

"Esse evento é extremamente raro", afirmou Götz Gräfener, um dos autores do estudo, da Universidade de Bonn, na Alemanha. "Provavelmente não existe nem meia dúzia de objetos na Via Láctea com essas condições e descobrimos um deles!"

A estrela J005311 é rica em carbono e oxigênio, e tem agora a massa de duas estrelas combinadas. Ela voltou a fundir elementos mais pesados ​​que o hidrogênio e o hélio, se tornando cerca de 40 mil vezes mais brilhante do que o nosso Sol.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários