Descoberta - Pintar Grandes Olhos em Traseiros de Vacas pode salvar suas vidas


Descoberta - Pintar Grandes Olhos em Traseiros de Vacas pode salvar suas vidas - Capa

Predadores que atacam o gado são um problema em todo o mundo. A ameaça apenas difere na espécie: 
  • No Brasil temos as onças
  • Nas Américas em geral, pumas,
  • Na África são os leões, hienas, e tantas outras espécies ameaçadoras, 
  • Na Ásia os tigres e jaguares,
  • Na Europa Lobos...
Em geral o gado sempre está em risco, e os criadores precisam se proteger como podem. 




E às vezes de forma muito criativa e simples, já que grande parte deles faz pecuária de subsistência e não tem recursos pra investir em soluções caras e super tecnológicas.

E foi justamente por isso que alguns pesquisadores foram testar uma técnica muito popular dos pecuaristas de Botswana. Eles pintam grandes olhos nos traseiros de seus animais e isso parece dar muito certo!

Olhos pintados em vacas

A pesquisa que durou 4 anos foi publicada na 'Nature Communications Biology', e mostrou que a técnica realmente funciona: enquanto 15 vacas sem a pintura foram vítimas de predadores, nenhuma vaca com olhos desenhados nos seus respectivos traseiros foi atacada!

Os pesquisadores também tentaram pintar cruzes no lugar de olhos no gado, para comparar resultados, e apenas 4 vacas com cruzes foram atacadas, mostrando que uma simples cruz já é bem eficiente. Mas claro que os olhos se mostraram a melhor escolha! 

A natureza já sabe disso há muito tempo, e não é a toa que encontramos muitos animais com formas de olhos em seus corpos, como saposborboletas, lagartas, aves e muitas espécies de peixes.

Formas de olhos em animais para enganar predadores

A teoria é que muitos predadores usam o efeito surpresa pra caçar, e se perceberem que já foram vistos, e que o animal pode fugir, nem tentam gastar energia que pode ser valiosa em outra caçada.

Outra hipótese é que, nesse caso da África, as pinturas fazem os traseiros do gado se parecerem com elefantes, onde a cauda da vaca se parece com uma tromba. Como os elefantes são muito agressivos com predadores, seria melhor evitá-los.

De fato temos que concordar que os traseiros das vacas ficam  se parecendo com algum animal bem grande e ameaçador, não é mesmo?





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários