Árvore 'Picada de Aranha Venenosa' da Austrália Injeta Veneno que causa Dor agoniante por dias


Árvore 'Picada de Aranha Venenosa' da Austrália Injeta Veneno que causa Dor agoniante por dias

Que a Austrália tem fama de possuir muitos dos animais mais venenosos e perigosos do mundo, isso todo mundo já sabe. 

Mas agora cientistas descobriram uma árvore venenosa capaz de injetar veneno como o de aranhas venenosas, que pode causar dor agoniante por dias, ou até meses!

Sim, como se não bastasse os animais perigosos, agora sabemos que o país também abriga um tipo de  "Árvore Picada de Aranha Venenosa"...




Segundo os especialistas, as árvores 'Gympie-Gympie', do gênero Dendrocnide, são encontradas em Queensland, e podem causar graves efeitos capazes até de resultar em dias na UTI!

Existem também registros ainda não confirmados de animais que precisam ser sacrificados após terem contato com esse tipo de árvore.

Algumas pesquisas já foram feitas, e revelaram que essas árvores produzem moléculas mais parecidas com alguns venenos de animais do que com o que conhecemos das plantas venenosas, o que surpreendeu os cientistas.

Especialistas afirmaram que esse tipo de árvore também é encontrado em outros países, como Tailândia e Filipinas.



"Como outras plantas que ferem, como a urtiga, a árvore gigante que pica é coberta por apêndices em forma de agulha chamados tricomas, que têm cerca de cinco milímetros de comprimento - os tricomas parecem cabelos finos, mas na verdade funcionam como agulhas que injetam toxinas quando fazem contato com a pele ”, disse a Dra. Irina Vetter, da Universidade de Queensland, em um comunicado.

Segundo ela, a dor da "picada" dessa árvore venenosa pode ser pior e durar mais tempo do que picadas de aranhas venenosas, já que ao invés de usar histaminas e ácido fórmico, como outras plantas venenosas, a Gympie-Gympie usa proteínas de neurotoxinas!

"Embora venham de uma planta, as toxinas são semelhantes às da aranha e de caracóis, que têm como alvo os mesmos receptores de dor", disse a Dra. Vetter.

Árvore 'Picada de Aranha Venenosa' da Austrália Injeta Veneno que causa Dor agoniante por dias - Img 2


Os cientistas ainda não sabem como uma árvore foi capaz de desenvolver esse tipo de veneno, mas as pesquisas continuam, e podem ser promissoras para a ciência na forma de medicamentos.

"Podemos ser capazes de projetar moléculas que bloqueiem os sinais de dor e, portanto, produzam analgésicos melhores" para a dor duradoura, disse Vetter em entrevista.

Especialistas acreditam que essa defesa radical desenvolvida pela árvore Gympie-Gympie não parece servir contra insetos, já que eles observaram folhas comidas por besouros, e acreditam que seja uma defesa da planta contra mamíferos herbívoros, como os cangurus, por exemplo.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários