Múmia 'Enlameada' rara revela práticas mortuárias estranhas


Múmia 'Enlameada' rara revela práticas mortuárias estranhas

No antigo Egito era muito comum que a realeza tivesse elaborados rituais mortuários, com mumificações e tantas outras práticas.

Claro que tais rituais dependiam de produtos e serviços caros, que poucos poderiam pagar, como diversos tipos de sais, sarcófagos feitos de materiais nobres e e especialistas em mumificações que dedicavam-se por semanas até que a múmia estivesse finalmente pronta...




Então claro que esses procedimentos acabam ficando restrito aos Faraós e eventuais cidadãos muito ricos.

E foi exatamente por isso que uma múmia "enlameada" chamou tanto a atenção de arqueólogos recentemente. 

Múmia 'Enlameada' rara Img 1

Ela foi encontrada no Egito e levada pra Austrália ainda em 1857 pelo explorador inglês Sir Charles Nicholson, e recentemente passou por novos exames que revelaram que ela foi, na verdade, coberta de lama, o que criou uma carapaça resistente que parece simular o processo feito com materiais nobres.

Inscrições no sarcófago identificam a múmia com o nome Meruah, mas até isso é um mistério, pois a inscrição parece mais recente do que alguns exames revelaram ser a idade real da múmia.

Múmia 'Enlameada' rara Img 2


Agora os cientistas estão confusos se essa múmia seria uma tentativa de algum cidadão nobre (mas nem tão rico como gostaria) de simular a mumificação típica da realeza ou alguma tentativa de reconfigurar uma múmia danificada para que ela tivesse uma chance no pós-vida.

De qualquer forma essa descoberta já muda bastante o que sabíamos sobre múmias, mostrando que haviam outros tipos de técnicas e rituais que os estudiosos ainda não conheciam.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários