Misterioso Fenômeno do 'Fogo de St. Elmo' tem explicação?


Misterioso Fenômeno do Fogo de St Elmo tem explicação - Capa

Campos elétricos na atmosfera sempre estiveram por trás de inúmeros fenômenos espetaculares e até misteriosos. E  entre eles, destacou-se recentemente o peculiar 'St Elmo’s Fire' (Fogo de St. Elmo ou Santelmo em português).




Mas afinal como isso ocorre, é perigoso, existe alguma explicação?

Depois de algum mistério, hoje já compreendemos bastante sobre isso. Especialistas afirmam que o 'fogo de St Elmo' não é tecnicamente um relâmpago, mas sim uma faísca elétrica contínua, que ocorre quando a atmosfera fica carregada e forte o suficiente para causar uma descarga de plasma entre um objeto e o ar ao seu redor.

Misterioso Fenômeno do Fogo de St Elmo - img 1

O plasma luminoso se forma em torno de objetos semelhantes a hastes, e ocorre com mais frequência em torres de telefonia, mastros de navios, chaminés, e mais raramente até mesmo em chifres de animais!

Funciona assim:
  • Cargas elétricas tendem a se acumular em torno de bordas afiadas;
  • Quando elas criam um forte campo elétrico, ionizam moléculas de ar. 
  • Depois o nitrogênio e o oxigênio na atmosfera brilham em um efeito fluorescente azul ou violeta, visível sob condições de pouca luz;
Segundo os cientistas todo esse processo é bem parecido com o que ocorre dentro de uma lâmpada de néon.

E não é a toa que o fenômeno normalmente acontece durante tempestades, já que um forte campo elétrico é necessário para que esse plasma seja criado.

Vale lembrar que Nikola Tesla foi pioneiro em criar o fogo de St Elmo artificialmente em 1899 enquanto testava uma bobina de tesla.

Até hoje esse fenômeno ainda intriga as pessoas e geram superstições diversas, embora já seja usado como tecnologia pra diversos usos, como mudar propriedades de superfícies de metal, soldas, desinfetante e para evitar descargas elétricas em aviões.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários