Rãs Mutantes de Chernobyl são Resistentes a Radiação


Rãs Mutantes de Chernobyl são Resistentes a Radiação - Capa

Após mais de 30 anos do desastre e do consequente isolamento, a região de Chernobyl virou uma grande reserva natural e continua surpreendendo o mundo com estranhas descobertas.  




Dessa vez, pesquisadores da Universidade de Oviedo, na Espanha descobriram uma espécie de rã de coloração predominantemente preta, que evoluiu e se tornou resistente a radiação.

Esses anfíbios costumam ser verdes, com pouca variação de tonalidade, mas essas rãs pretas ou quase pretas, são bem diferentes.

Rãs Mutantes de Chernobyl são Resistentes a Radiação - img 1

A pesquisa revelou que as rãs capturadas nas áreas com maior radioatividade possuíam uma coloração muito mais escura do que as que foram capturadas em áreas menos contaminadas.

Segundo os especialistas, a melanina é a responsável pela cor escura das rãs, e funciona como uma barreira de proteção que ajuda a reduzir os efeitos negativos da radiação ultravioleta, protegendo parcialmente também contra a radiação ionizante.

Rãs Mutantes de Chernobyl são Resistentes a Radiação - img 2

Com isso, as rãs mais escuras sofrem menos danos celulares com a proteção da melanina, aumentando suas chances de sobrevivência.

Os cientistas acreditam que os animais com coloração mais escura no momento do acidente acabaram sendo favorecidos pela ação protetora da melanina, e seus descendentes acabaram dominando a região, por isso vemos muitos exemplares dessas rãs pretas na região.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários