'Anta' era um elogio! Por que ser chamado de 'anta' virou xingamento?

Leave a Comment
'Anta' era um elogio! Por que ser chamado de 'anta' virou xingamento

A 500 anos atrás, ser chamado de 'Anta' era um elogio para os nativos brasileiros, exatamente o oposto de seu significado pejorativo de hoje em dia!

Ser chamado de 'Anta' já foi um elogio, você sabe por quê?

A anta era, e ainda é, um animal considerado sagrado pelos nativos por várias razões:
  • Por ser um animal extremamente inteligente, e sua grande quantidade de neurônios foi recentemente constatada cientificamente;
  • É o maior mamífero terrestre da América do Sul;
  • É a jardineira de nossas florestas, sendo uma das melhores dispersoras de sementes, contribuindo na formação e manutenção da biodiversidade da Amazônia, do Pantanal , do Cerrado e da Mata Atlântica,
  • Abre trilhas e caminhos na mata, que eram usadas pelos nativos, e muitas estradas brasileiras surgiram através dos caminhos criados pelas antas.
Anta

A anta era tão importante, que até a nossa Via Láctea era conhecida pelos nativos como "caminho da anta", conforme mostra uma matéria do site Galeria do Meteorito.






Por que chamar alguém de anta é pejorativo hoje em dia? 

Bem, simplificando, é mais ou menos o seguinte: na época da colonização, as pessoas perceberam o valor desse animal para os nativos, e usaram isso como mais um método da "desconstrução cultural" que já vinha acontecendo de várias formas, inclusive com a catequização dos índios. Sendo considerados seres inferiores e até desprovidos de alma pelos colonizadores, seu animal sagrado se tornou um símbolo da crença nativa, e o nome do animal começou a ser usado pejorativamente, pra desmerecer a crença e cultura dos nativos considerados inferiores.


Depois de séculos chamando as pessoas consideradas inferiores de "anta", o costume "pegou", e isso continua até hoje. Já existem até movimentos de entidades defensoras dos animais, como a 'IUCN' (International Union for Conservation of Nature, ou União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês) tentando reverter essa história, que inclusive atrapalha a preservação desse importante animal.
Troféu Anta
Para chamar a atenção para o problema, já foi criado o Dia Mundial da Anta (27 de abril), e superando as piadinhas óbvias, a data almeja conservar as espécies de antas encontradas no planeta.

O desmatamento, a fragmentação do habitat, a competição com animais domésticos, a caça ilegal e os atropelamentos em rodovias continuam diminuindo a população de antas. Com um pouco de conscientização podemos evitar seu declínio, e a injusta conotação pejorativa associada a esses importantes e inteligentes animais.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário