O delicioso plástico brasileiro que todo mundo quer comer

3 comments
O delicioso plástico brasileiro que todo mundo quer comer - Capa Principal

Não, você não leu errado, trata-se mesmo de um plástico comestível, criado por pesquisadores brasileiros da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), feito a base de frutas!

Na verdade é mais como uma película plástica que pode ter vários sabores, como espinafre, mamão, goiaba, tomate, e muitos outros que podem ser desenvolvidos!

Plástico comestível criado pela Embrapa

Aí você deve se perguntar: -"Mas qual é a importância disso?!" E nós respondemos: -É muito importante mesmo!

O plástico convencional pode representar um grande problema para ecossistema, e também por isso essa nova criação é tão importante!


Os pesquisadores brasileiros foram os primeiros no mundo a desenvolver essa tecnologia, que é muito cobiçada por várias razões, como por exemplo:
  • Esse plástico é composto basicamente por água, polpa de fruta e carboidratos vegetais, ou seja, não agride o meio-ambiente;
  • Quando descartado, esse plástico se decompõe em três meses, enquanto o plástico convencional demora 400 anos para se decompor;
  • Ele pode ser utilizado como adubo, ou descartado na rede de esgoto, sem prejuízos ao meio-ambiente;




  • Consegue conservar os alimentos pelo dobro do tempo que um plástico "normal";
  • Vegetais rejeitados (que seriam jogados fora por não apresentarem bom aspecto visual, mesmo estando em condições de consumo) são a matéria prima básica desse plástico;
  • O plástico comestível é mais resistente a impactos, e três vezes mais rígido que os plásticos sintéticos;
  •  É feito basicamente de alimento desidratado misturado a um nanomaterial, que dá liga ao produto.
Plástico comestível criado pela Embrapa - Pesquisadores

E olha que todos esses benefícios só dizem respeito a produção e descarte desse novo material, e nem falamos ainda de suas vantagens no setor de embalagens, por exemplo, que é outro ponto importantíssimo! São tantas potenciais aplicações, que poderiam encher uma página, mas citamos aqui apenas as mais óbvias:
  • Embalar aves, que seriam colocadas diretamente no forno, com o próprio plástico servindo de tempero;
  • Sachês de sopas e macarrão instantâneo que se dissolvem em água fervente e evitam gerar lixo de plástico danoso ao meio-ambiente;
  • Goiabadas vendidas em plásticos feitos de goiaba;
  • Sushis envoltos com filmes comestíveis no lugar das algas;
  • Geleias em diversos formatos, que podem ser elaboradas só com frutas e serem mais saudáveis e naturais.
E esses são apenas alguns exemplos! A indústria alimentícia mundial já está empolgada com o novo produto brasileiro, e suas aplicações podem ser infinitamente maiores.

Plástico comestível feito de frutas criado pela Embrapa

O projeto desse plástico, que levou duas décadas de trabalho, envolve transformar frutas e verduras em uma pasta, que depois é adicionada de componentes para dar liga no material, e 'quitosana', um elemento encontrado na carapaça de caranguejos, que tem propriedades bactericidas, e aumenta o tempo de prateleira dos alimentos. Tudo isso então, é colocado em uma fôrma transparente e levada a uma câmara que emite raios ultravioleta. Alguns minutos depois, a película já sai da máquina pronta para ser consumida.

A Embrapa está orgulhosa de sua criação, e com muita razão, afinal esse plástico só oferece benefícios! E logo essa invenção "Made in Brazil" deve estar disponível nas prateleiras do mundo inteiro. E se você não quiser comer este plástico, pode jogá-lo fora sem culpa, e só estará fazendo um bem ao meio-ambiente!

Plástico comestível da Embrapa





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Muito bom. Onde eu acho mais informações sobre este plástico?

    ResponderExcluir
  2. imaginem o que fariam se realmente o governo liberasse uma boa verba para pesquisas e desenvolvimentos ao invés de roubarem!

    ResponderExcluir