Enigma da Tábua da Babilônia é finalmente desvendado


Enigma Placa Plimpton 322 - Capa

Inscrições de uma placa babilônica com mais de 3700 anos conhecida como Plimpton 322 foram finalmente compreendidas depois de muitos enigmas e quase 100 anos de pesquisas dedicadas.

Com 13 centímetros de largura por nove centímetros de altura a placa foi cunhada cerca de 1.000 anos antes que o gênio grego Pitágoras se tornasse famoso pelo teorema da trigonometria (aquela que afirma que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos).

Plimpton 322 - Img 1

E o antigo artefato babilônico não só antecipava a mesma formula de Pitágoras, como também outros cálculos que os especialistas afirmam serem mais precisos que os atuais!




Considerado o pai da trigonometria (área da matemática que trata das relações entre comprimentos dos lados e ângulos dos triângulos) Hiparco foi um astrônomo grego que viveu no século II a.C., mas a placa revela que muito antes dele, os babilônios já tinham desenvolvido tabelas trigonométricas muito sofisticadas.

O matemático Norman Wildberger, professor da Universidade de New South Wales, na Austrália, e autor do estudo publicado no periódico 'Historia Mathematica', afirmou: “A tábua apresenta novas possibilidades não apenas para a pesquisa da matemática moderna, mas também para a educação. Ela apresenta uma trigonometria mais simples e precisa que têm claras vantagens sobre os cálculos que usamos hoje. O mundo da matemática está agora percebendo que essa cultura antiga, mas muito sofisticada, tem muito a nos ensinar”.


Esposa de Deus


Descoberta ainda no início do século XX em Senkereh (Sul do atual Iraque), pelo arqueólogo americano Edgar Banks (que inspirou Indiana Jones no cinema), a placa depois foi vendida pelo próprio Banks para o editor americano George Arthur Plimpton que por volta de 1930, doou o objeto para a Universidade Columbia, nos Estados Unidos e, desde então o artefato só intrigou pesquisadores de todo o mundo.

Edgar Banks Indiana Jones
Edgar Banks inspirou o famoso personagem Indiana Jones

Composta de quatro colunas e quinze linhas com números gravados em escrita cuneiforme a placa também se diferencia pelo fato de, ao invés de usar o sistema decimal (de base 10 como o nosso), usar o sistema sexagesimal (de base 60).

O teorema de Pitágoras na placa já tinha sido identificado pelos pesquisadores, mas ainda não se sabia pra que ele servia. Alguns acreditavam que poderia ser um tipo de gabarito, usado por professores para o ensino de matemática.

Segundo Daniel Mansfield, co-autor do estudo, “o grande mistério, até hoje, era o propósito das inscrições – por que os escribas realizaram a complexa tarefa de gerar e classificar os números na tábua?”

Daniel Mansfiel e a placa Plimpton 322
Daniel Mansfiel segura a placa Plimpton 322

A análise de Wildberger e Mansfield revelou que o padrão especial de números na placa (chamado trios pitagóricos) funcionava basicamente como uma calculadora ancestral, que podia ser utilizada em diversas construções urbanas da época, como em canais, templos e palácios.

E segundo os pesquisadores, a aritmética e a geometria da época era tão original que suas fórmulas poderiam até ser usadas atualmente se convertidas em modelos de computação.

“Nosso estudo mostrou que a placa Plimpton 322 descreve as formas de triângulos retângulos utilizando um novo tipo de trigonometria baseado em proporções, e não em ângulos e círculos, como fazemos hoje. É um trabalho de matemática fascinante que demonstra uma incontestável genialidade”, disse Mansfield.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Será que Pitágoras não achou esta placa e se espelhou nela para depois esconde-la?

    ResponderExcluir

Postar um comentário