1ª Múmia Egípcia Grávida com Feto Preservado foi descoberta


1ª Múmia Egípcia Grávida com Feto Preservado foi descoberta - Capa

Pesquisadores descobriram um feto surpreendentemente bem preservado no no útero de uma múmia egípcia de 2.000 anos.

A incrível descoberta da primeira múmia egípcia grávida foi apresentada por uma equipe do Projeto Múmias de Varsóvia ainda em 2021. 

Os pesquisadores usaram tomografias computadorizadas para obter uma visão mais profunda dessa raríssima múmia, que por enquanto é a única múmia grávida já descoberta no mundo.




Segundo o chefe da pesquisa, Dr Wojciech Ejsmond, da Academia de Ciências da Polônia, o grande mistério nesse caso é: Como o feto permaneceu intacto após 2.000 anos? 

Em um artigo no 'Journal of Archaeological Science', a equipe explicou que o feto foi preservado de maneira muito semelhante aos "corpos do pântano".

Corpos de pântanos são cadáveres humanos naturalmente mumificados em ambientes altamente ácidos e com baixo teor de oxigênio, como os pântanos.

1ª Múmia Egípcia Grávida com Feto Preservado foi descoberta - IMG 1

Os pesquisadores acreditam que um processo semelhante ocorre com um feto que é deixado dentro de uma múmia preservada usando processos tradicionais de embalsamamento egípcio antigo. 

Além disso, o feto é hermeticamente selado dentro do útero, semelhante às condições de baixo oxigênio de uma turfeira.

Assim como um corpo de pântano, a parte externa do feto está incrivelmente bem preservada, mas seus ossos desapareceram quase completamente. 

"Tínhamos equipamentos de altíssima qualidade para nossas pesquisas, o que nos permitiu ver muitos detalhes", disse o Dr. Ejsmond. "Nossa pesquisa mostrou que os fetos podem ter ossos muito mal preservados devido a processos tafonômicos específicos que ocorreram durante o embalsamamento e, portanto, podem não ser visíveis em tomografias e raios-X".

1ª Múmia Egípcia Grávida com Feto Preservado foi descoberta - IMG 2

Essa é a única múmia grávida conhecida, e ela levanta algumas perguntas interessantes:
  • Por que o feto da múmia foi deixado e os outros órgãos foram removidos?
  • O que isso significaria para para os antigos egípcios sobre a vida após a morte em relação às crianças?
  • Teria sido um erro dos experientes embalsamadores que não teriam detectado o feto?
  • É possível que haja outras múmias antigas em outras coleções de museus que também morreram com crianças ainda não nascidas intactas ao longo dos tempos?
Com certeza os arqueólogos terão novas pesquisas bem empolgantes pela frente, na tentativa de descobrir mais sobre essa misteriosa Múmia Grávida.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário